terça-feira, 30 de junho de 2009

Ponte Vasco da Gama, Lisboa










Quando viajo de avião, há uma fotografia que eu tiro SEMPRE, mesmo que o tempo não esteja famoso, mesmo se o sol está à frente da câmara ou mesmo se sei que o reflexo do vidro poderá estragar a foto.
Adoro a Ponte Vasco da Gama, seja de que lugar for e em que situação for.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dârüzziyafe, Istanbul

No meu outro blog Grãos de Areia, fiz um poste sobre Dârüzziyafe, mas, aqui, vou colocar mais umas fotos, pois foi um lugar que gostei muito de visitar. Podem sempre ver os dois postes, já que se completam.













sexta-feira, 26 de junho de 2009

Várias árvores


Participo num blog de fotos, Pic a Theme, cujos temas vão variando de quinze em quinze dias ou, em alguns casos, de semana a semana. É um desafio engraçado, que me faz ir ao baú das minhas fotos de há alguns anos e, por vezes, encontrar fotos já esquecidas ou aquelas que eu já procurava há tempos e tempos. De vez em quando vou colocar aqui alguma foto que, por qualquer razão, quero partilhar com quem visita este espaço.

[Sobreiros no Alentejo]

[Monte no Alentejo]

[Quinta das Lágrimas, Coimbra]

Esta foto já tem uns anitos. mais precisamente, foi tirada em 2004, aquando de uma visita de estudo à Quinta das Lágrimas, depois dos alunos terem lido "Uma Aventura na Quinta das Lágrimas". As brincadeiras que os miúdos fizeram nas raízes desta sequoia...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O mundo é uma surpresa...

[Oslo, Noruega]

Em 2005, em Oslo, Noruega, encontrei este "repuxo", que achei uma graça e completamente diferente do que alguma vez tinha visto.
In 2005, in Oslo, Norway, I found this fountain, wich I liked very much and found it different from anything I had seen before.

[Bursa, Turquia]

Em 2009, em Bursa, Turquia, qual não foi a minha surpresa ao encontrar um outro repuxo, igual ao que encontrei a tantos quilómetros de distância...
Quantas fontes destas existirão? E se, pelo menos, há duas, ter-se-ão baseado em quê ou em quem?
In 2009, in Bursa, Turkey, I had the great surprise finding another fountain just like the other one I had found so far away...
How many fountains like these ones are there in the world? And if there are two, how were their appearence based on?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tragédia no Muradiye Complex, Bursa, Turkey

Um dos locais mais impressionantes que visitámos em Bursa, foi o Muradiye Complex, um aglomerado de edifícios, consistindo numa mesquita, numa escola teológica (madrassa), os banhos (hamam), uma cozinha pública, uma fonte e vários túmulos. Este complexo é típico do início do período Ottomano

Nos jardins encontra-se este tronco enorme, mas cuja história desconheço.


Cada edifício tem a sua função, seja ela de cozinha, tapidarium ou caldarium, ou apenas de uma espécie de Panteão, onde estão sepultados o Sultão Murad II e sua família e outras pessoas igualmente importantes.

Enquanto visitávamos os diferentes edifícios, deflagrou, no lado de fora dos muros, um incêndio, que foi tomando graves proporções.

[foto de Isabel Narros, Spain]

Aqui, pode ver-se a preocupação de alguém (talvez o dono ou um vizinho) em arrancar a bandeira do seu país, para que, pelo menos ela, escapasse ao trágico destino.




A visita continuou, até porque não podíamos fazer nada.


No final, já pouco restava e o que parece acontecer em casos semelhantes, é o abandono das casas, até que caiam de podres, tal como tantas outras casas, que fomos encontrando nas diversas ruas por onde passámos.

O sol, só com dificuldade espreitava por entre as densas nuvens de fumo que saía dos escombros.

sábado, 6 de junho de 2009

Cisterna da Basílica bizantina, Istanbul

A Cisterna da Basílica, Yerebatan Sarayi, foi um dos locais que mais gostei de visitar. Talvez pelas cores, pelo próprio ambiente de silêncio lá dentro, enquanto as pessoas vão passando, ao som de música clássica,e tentando tirar a melhor fotografia para retratar aquilo que podemos ver.


Lá no seu interior, podemos ver duas colunas com cabeças de Medusa, como testemunho do saque dos Bizantinos a monumentos existentes.

terça-feira, 2 de junho de 2009

1 de Junho: Dia Mundial da Criança

[Trabalhos de alguns dos meus alunos]

VAREKAI, Cirque du Soleil

[VAREKAI, Cirque du Soleil]

Por mais que eu oiça as pessoas dizerem o quão bonitas são as máscaras de Carnaval de Veneza, o seu aspecto misterioso chega a arrepiar-me e... não me sinto confortável. Eu não gosto de máscaras!
Não gosto de ver os olhos das pessoas, as suas reacções faciais, o seu sorriso ou o seu sofrimento escondidos por trás de uma máscara de gesso, de penas...
Porém, estas máscaras expostas no recinto do Cirque du Soleil agradaram-me. Talvez, por serem diferentes, por não taparem a cara toda, por não terem o aspecto estático do gesso...